Ventos
O Sol aquece a superfície da Terra, Essa aquece os gases do ar, A camada de ar aquecida próxima da superfície sobe para as partes mais altas e vai esfriando. O ar frio desce para ocupar o lugar do ar quente que subiu. O ar frio desce até a superfície da Terra se aquece e sobe, começando tudo novamente. Esse movimento constante do ar devido às diferenças de temperatura é o VENTO.
O vento forma-se também devido à diferença de pressão atmosférica. O ar se desloca das áreas de alta pressão para as de baixa pressão: (áreas frias têm maior pressão, áreas quentes têm menor pressão), e é influenciado por efeitos locais como a ortografia e a rugosidade do solo. Essas diferenças de pressão têm uma origem térmica, estando directamente relacionadas à radiação solar e aos processos de aquecimento das massas de ar. Formam-se a partir de influências naturais: continentalidade, maritimidade, latitude, altitude e amplitude térmica. Os diferentes tipos de ventos geralmente são classificados levando em conta três factores: a pressão, a temperatura e a velocidade da camada de ar, Quanto maiores essas diferenças, mais forte serão os ventos.
DIREÇÃO E SENTIDO DOS VENTOS
Os ventos são denominados de acordo com a direcção e o sentido de onde provem. Assim, por exemplo, o vento que sopra da região sul para a região norte será chamado de vento sul.
A velocidade do vento geralmente medida em nós (um nó corresponde a 0,51 metros por segundo), mas também é medida em quilómetro por hora (km).
A velocidade do vento e restantes características podem ser medidas pelos cata-ventos e anemómetros (se ventos de superfície) ou por balões e sondas meteorológicas e aeronaves (no caso de ventos de altitude).
A Escala de Beaufort classifica a intensidade