Venezuela
Com uma população de aproximadamente 8.000 pessoas - e apesar de contar com o apoio de valiosas organizações comunitárias e vários conselhos comunitários - La Morán está sendo seriamente afetada pelos riscos ambientais, falta de segurança, violência entre os jovens e a gravidez na adolescência. Os dois últimos estão relacionados com as escassas oportunidades de crescimento pessoal e de uso produtivo do tempo, instigando um conjunto de projetos enfocados no saneamento do ambiente e a criação de espaços públicos, que buscam servir como oportunidades de participação e trabalho para os jovens em risco.
Os projetos desenvolvidos incluem a recuperação do morro La Cañonera através da canalização ordenada das águas servidas e um projeto geral de paisagismo, enquanto que o segundo projeto de tratamento dos resíduos sólidos abrange o processo de coleta dos resíduos classificados, seu armazenamento e sua venda em um Centro de Reciclagem projetado na Avenida Morán. A transformação de depósitos clandestinos em espaços públicos como parques infantis e praças também faz parte do projeto. Uma cooperativa de jovens fará cargo das funções do projeto de saneamento ambiental ao mesmo tempo que receberá oficinas de formação em temas como auto-estima, tomada de decisões e projetos de vida.
Recuperação do Morro La Cañonera
O morro foi contaminado com o esgoto dos habitantes mais próximos dele, ocasionando uma situação de risco ambiental e saúde pública evidenciada através das doenças e alergias das quais padecem as crianças que vivem nesse local. O projeto propõe trabalhar em conjunto com a comunidade, mostrando-lhes o valor e a importância de um ambiente sadio e criando uma consciência cidadã.
Cortesia de