venezuela, chavismo
O Chavismo, nas palavras de alguns dos seus principais partidários, é composto por três fontes básicas: as idéias de Simón Bolívar, Ezequiel Zamora e Simón Rodríguez, e também um socialismo revisado que é definido como o "socialismo do século XXI" . Da mesma forma, o chavismo toma idéias de: Ernesto Guevara, Fidel Castro, Augusto César Sandino, Camilo Cienfuegos, entre outros.
Vários partidos políticos da Venezuela apoiam o chavismo. Mas o partido principal, diretamente relacionado com a Chávez, é o Partido Socialista Unido de Venezuela (PSUV). Outros partidos e movimentos de apoio ao chavismo incluem Pátria para Todos e Tupamaros.
Segundo um artigo no New York Sun, o chavismo foi rejeitado nas eleições recentes no, México e Colômbia, e o El Universal informa que o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva se distanciou do chavismo, dizendo que o Brasil não é a Venezuela, e tem instituições tradicionais .Uma das transformações mais significativas desde o início do governo bolivariano em 1999 é que a participação política, mais do que mera formalidade, tem se convertido em realidade. O termo “chavismo” aparece muitas vezes como síntese descritiva da totalidade desses processos de mudança social, fato que tem lhe rendido a insígnia populista. Apesar de importante para a compreensão da revolução bolivariana, ao centrar suas atenções sobre o “fenômeno Chávez”, ignora-se a importância das relações entre mobilizações e organizações sociais para impulsionar e sustentar o processo. O objetivo deste artigo é delimitar as distâncias concretas entre chavismo, bolivarianismo e populismo. Para isso, parte-se da avaliação das transformações recentes Venezuela, tanto as