Vendedor interno e interno
Segundo Moreira (2004), para conseguir desempenhar tantas atividades de forma eficiente, a equipe de vendas é dividida em dois grandes grupos: VENDAS INTERNAS • Abrangem: todas as atividades relacionadas a atendimento e abordagem ao cliente no ambiente interno da empresa. • Possibilitam: a utilização de diversos recursos que favorecem e influenciam a decisão de compra. • Vantagens: menor custo com deslocamento, hospedagem e alimentação.
VENDAS EXTERNAS • Abrangem: toda forma de venda cujo atendimento aos clientes ocorra em ambiente externo à empresa. • Exigem do vendedor: materiais de apoio à venda e maior conhecimento sobre o produto, pois ele não terá o apoio da equipe de vendas. Com o aumento das vendas externas, sistemas de comunicação, como telefone e Internet, têm sido cada vez mais utilizados para possibilitar uma comunicação eficaz entre as partes. Em contrapartida, este fator, assim como outros, aumenta o investimento no modelo de vendas interno, devido a essa estrutura necessária de comunicação com o cliente.
Portanto, um vendedor externo necessita conhecer muito o produto que irá comercializar e tem que conhecer a missão da empresa além de muito apoio da equipe de marketing e retaguarda e tecnologia de apoio enquanto que o vendedor interno consegue desempenhar melhor seu papel pois conta com ambientação do espaço em que trabalha e tudo a mão.
Pesquise também novos recursos que estejam sendo implementados e desenvolvidos em prol de cada um desses. A Gogle já está disponibilizando o Google app for business onde a empresa cria uma conta e todos funcionários podem ter uma conta de email onde compartilharão em tempo real arquivos, apresentações, agendas e planilhas entre outros.
Algumas empresas disponibilizam sites onde seus clientes acessam um espaço de apresentação de produtos auxiliando o vendedor externo em suas apresentações e para