Vendas Pessoais - Comunicação Organizacional
A Venda Pessoal/ Direta/ Porta a porta é a mais antiga forma de comunicação, é um sistema de comercialização de bens de consumo e serviços diferenciado, baseado no contato pessoal, entre vendedores e compradores, fora de um estabelecimento comercial fixo:
O vendedor é o principal para que ela aconteça
Atua como o elo empresa-cliente e exerce uma atividade bidirecional, ora representando a empresa no cliente, ora representando os desejos do cliente na empresa.
Vantagens e Desvantagens
Possibilita interação face a face e personalização da mensagem, a troca de informações de maneira abrangente, a demonstração de produtos, mínio desvio de atenção do cliente, obtenção de feedback imediato e desenvolvimento de relacionamento. Mas o seu alto custo é sua principal desvantagem, pois o vendedor não atinge uma grande público quanto a publicidade.
A Associação Brasileira de Empresas de Vendas diretas - ABEVD publica no seu site "Venda direta: O que é?" e diz:
Hoje atinge dimensões globais. Praticada sob formas distintas - pessoa a pessoa, "Party Plan", catálogos - presente em todo o mundo e envolvendo os mais diversos setores da economia - de produtos de limpeza a automóveis -, a Venda Direta se destaca, entre outros fatores, por sua capilaridade e capacidade de expandir-se geograficamente.
Para as empresas, representa um canal de distribuição com grande potencial de expansão geográfica, capaz de agregar valor aos seus produtos e serviços por meio das relações pessoais.
Para o revendedor é uma alternativa ao emprego tradicional, que possibilita trabalhar em horários flexíveis, ganhar conforme a dedicação e crescer como pessoa e como profissional.
Para o consumidor, a venda direta representa um atendimento personalizado que não existe no varejo tradicional.
Para a sociedade, é uma forma de contribuir para minimizar o problema do desemprego, pois oferece oportunidade de complementação da renda familiar e