vemes
Componentes: Sara Rejane, Graziele, Maria Silvania, Pamela, Reginaldo
Prof. Caroline Sanches.
TEMA
ASCARIDÍASE
DEDICATÓRIA
Oferecemos este trabalho aos nossos pais, companheiro e companheira, por está nos ajudado a mais esta jornada, pelos incentivos que estão nos transmitido, pelos esforços prestados, e agradecemos a Deus por ter nos concedido a oportunidade de lutar por um futuro melhor.
SUMARIO
Introdução
Agente etiológico
Período de incubação
Modo de transmissão
Quadro clinico
Diagnostico
Tratamento
Prevenção
Bibliografia
INTRODUÇÃO
A ascaridíase é o resultado da infestação do helminto Ascaris lumbricoides no organismo, sendo mais freqüentemente encontrado no intestino. Aproximadamente 25% da população mundial possui estes parasitas, sendo tais ocorrências típicas de regiões nas quais o saneamento básico é precário.
Este patógeno, conhecido popularmente como lombriga, tem corpo cilíndrico e alongado, e pode chegar até 40 centímetros de comprimento. Fêmeas são maiores e mais robustas que os machos; e estes apresentam a cauda enrolada. Surpreendentemente, um único hospedeiro pode apresentar até 600 destes indivíduos.
AGENTE ETIOLOGICO
Ascaris lumbricóides ou lombriga, Tendo como hospedeiro o Homem
MODO DE TRANSMISSÃO
Ingestão dos ovos infectados do parasita, procedentes do solo, água ou alimento contaminado com fezes humanas.
PERIODO DE INCUBAÇÃO
O período de incubação dos ovos férteis até o desenvolvimento da larva infectante, no meio exterior e em condições favoráveis, aproximadamente 20 dias. O período pré patente da infecção (desde a infecção com ovos embrionados até a presença de ovos nas fezes do hospedeiro) é de 60 a 75 dias.
QUADRO CLINICO
Descrição - Doença parasitária do homem, causada por um helminto. Habitualmente, não causa sintomatologia, mas pode