velocidades de translação dos planetas ao redor do sol
O Movimento de Translação de um planeta, é o movimento que ele realiza em torno do Sol. A humanidade levou muito tempo para aceitar a idéia de que a Terra e os demais planetas do Sistema Solar se movem em torno do Sol.
Galileu Galilei foi quem primeiro afirmou com convicção que o Sol fica no centro do Sistema Solar e que a Terra e os demais planetas se movem em torno do Sol. Ele foi submetido a julgamento pela divulgação de suas idéias. Para não ser queimado vivo, viu-se obrigado a desmentir tudo através de uma confissão pública. Mesmo assim, foi condenado por heresia, permanecendo em prisão domiciliar até o fim de sua vida.
Isaac Newton, estabeleceu a Lei da Gravitação Universal, que atribui a causa dos movimentos planetários a uma força de interação entre os planetas.
De acordo com a Primeira Lei de Kepler, a trajetória descrita pela Terra e demais planetas em torno do Sol é elíptica e não circular. O Sol ocupa um dos focos dessa elipse.
Assim, a distância da Terra ao Sol varia com o tempo e portanto, a velocidade da Terra em torno do Sol não é sempre a mesma. No entanto, podemos obter a velocidade média da Terra em torno do Sol considerando a distância média da Terra ao Sol e o tempo gasto pela Terra para dar uma volta em torno do Sol.
Aproximando a órbita da Terra para um círculo (o que é muito razoável, pois a elipcidade da órbita da Terra é muito pequena), podemos obter o módulo da velocidade linear da Terra em função do seu movimento de translação pela equação: V=2r.R\T
Quando a Terra está mais próxima do Sol (R = 147.100.000 km),encontramos para a sua velocidade devido ao movimento de translação 30,2 km/s (108.720,7 km/h). Quando a Terra está mais distante do Sol (R = 152.100.000 km), a velocidade obtida é de aproximadamente 109.040 km/h.