Velhice n o doen a
Temos dados e pesquisas que comprovam que o Brasil teve um crescimento de 11 vezes a sua quantidade de idosos nos últimos 40 anos. O Brasil era considerado um país jovem, mas sua realidade esta mudando, pois a previsão é que a população da terceira idade cresça mais 30% até 2025. Pois bem, muitos têm medo de envelhecer, e com toda razão, já percebeu como os velhinhos são tratados ao passar por turminha de jovens, por adolescentes, por motoristas de ônibus, por motoristas apressados no sinal de transito?
É constrangedor como que ainda existam pessoas, que maltratam pessoas com a idade mais avançada, cuidadores de idosos, ate mesmo filhos, praticam da violência contra eles, sabendo que eles não têm condições nenhuma de se defender. É claro que não estou generalizando, mas estou aqui pra falar do lado obscuro.
Esses dias me lembrei de um acontecido a minha avó, quando eu era criança. Um vendedor ambulante passou na casa dela, e com uma boa conversa convenceu-a a comprar em varias prestações uma colcha que custava 10 vezes mais do que valia. Era uma época difícil, e o salario mínimo de aposentadoria que ela recebia, mal dava para comer. Minha mãe aguardou ele voltar pra receber, bem no dia da sua aposentadoria e com argumentos validos, ameaçou chamar a policia, e pôs ele pra correr. Às vezes entre um almoço e outro minha mãe solta, “ Deve estar correndo até hoje...”. Gosto de lembrar dessa historia , porque nesse dia percebi o quanto existem pessoas mal intencionadas, pessoas que abusam da fragilidade, do esquecimento , e da ingenuidade de pessoas idosas pra se dar bem. Ainda bem que minha avó tinha a nora pra defendê-la de pessoas assim.
Porém, levanto uma questão importante, já imaginou se todo idoso tivesse um parente próximo, um amigo, ou um vizinho que o auxiliasse e lhe defende-se de pessoas assim? Que o ajudasse a lembrar de tomar seus remédios, ou uma vez por mês o acompanhasse ao banco pra receber a aposentadoria?
Acredito que