Velhice e envelhecimento
Formadora: Verónica Faria
Actividade
· Velhice e envelhecimento têm o mesmo significado?
Velhice
· O conceito de velhice remete-nos, em primeira análise, para a noção de idade, indiciando que a velhice constitui-se num grupo de idade homogéneo; · Fernandes (2000) diz-nos que a idade não é um factor que pode, por si só, medir as transformações dependentes do envelhecimento. · As alterações surgidas com a idade dependem também do estilo de vida que cada um teve ao longo do seu percurso.
Velhice
· A Organização Mundial da Saúde classifica cronologicamente como idosos as pessoas com mais de 65 anos de idade. · Determinar o início da velhice é, sem dúvida, uma tarefa complexa, pois é difícil a generalização em relação à velhice e há distinções significativas entre diferentes tipos de idosos e velhices.
Velhice
· A velhice não é um processo, é um estado que caracteriza a condição de ser; · O registo corporal é aquele que fornece as características do idoso: cabelos brancos, calvície, rugas, diminuição dos reflexos, compressão da coluna vertebral e outros.
Envelhecimento
· O envelhecimento é um processo complexo e universal que resulta da interacção entre diversos factores: biológicos (relativos às mudanças operadas no organismo com a idade), psicológicos (relativos às mudanças no comportamento) e sociais (relativos às mudanças com origem nas forças sociais e nas respostas dadas pelo indivíduo a essas forças).
Envelhecimento
· Embora o processo de envelhecimento seja universal para todos os indivíduos, constata-se que este é variável, pois a progressão e intensidade diferem ao longo do processo individual e entre indivíduos. As alterações causadas pelo envelhecimento desenvolvemse a ritmos diferentes de pessoa para pessoa, podendo iniciar-se prematuramente e conduzir à senilidade precoce, ou então produzir-se de forma lenta e levar a um vida saudável por muito tempo.
Envelhecimento
· È um processo diferencial, pois varia de indivíduo