Velha Republica
Compreendido entre a Proclamação da República, em 1889, e a eclosão da Revolução de 1930.
Dividida em dois momentos: República das espadas e república oligarquias.
República da espada: Período que o Brasil viveu sua primeira ditadura militar, compreendidos pelos anos de 1889 e 1894, quando os marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto estavam a frente do país sendo responsáveis pelas decisões da nação, já que a monarquia havia sido derrubada e agora os militares eram quem lideravam politicamente o território brasileiro.
Com o golpe, houve a necessidade de se outorgar uma Constituição que iria nortear as ações institucionais. Esta foi criada em 24/2/1891.
As principais mudanças foram:
A separação definitiva da Igreja com o estado, dando fim ao chamado regime de apadroado;
Foi instituído o casamento civil;
Criada uma nova bandeira para o Brasil com o lema “Ordem e Progresso”.
O período foi marcado por crises econômicas, como a do Encilhamento, (foi a forma como ficou conhecida a crise financeira ocorrida no Brasil a partir de 1890 decorrente da política econômica do governo provisório do Marechal Deodoro da Fonseca.) e por conflitos entre as elites brasileiras, como a Revolução Federalista (foi a forma como ficou conhecida a crise financeira ocorrida no Brasil a partir de 1890 decorrente da política econômica do governo provisório do Marechal Deodoro da Fonseca. Essa política, conduzida pelo Ministro) e a Revolta da Armada. (Movimento de rebelião, liderado por algumas unidades da marinha brasileira contra o governo do presidente Floriano Peixoto).
NOTAS:
Encilhamento: Marechal Deodoro da Fonseca instituiu o primeiro ministério da história da República, constituído por Vários ministros dentre eles Ruy Barbosa, ministro da fazenda. Tendo por intuito modernizar o país e fomentar a industrialização, objetivando o crescimento econômico do país e a sua libertação da opressão do capital estrangeiro. A política econômica Barbosa teve