Velas
1. Indrodução Téorica
2. Materiais Ultilizados
3. Procedimento experimental
4. Mudança da Cor da Chama
5. Conclusão
6. Referências
1. Indrodução
Nessa experiencia iremos destacar as reações: combustivel / corburente / reações quimicas.
Onde iremos adequar a vela o material usado na nossa experiencia em nossos estudos teoricos elaborado em sala e entendermos de forma pratica.
2. Materiais Ultilizados
-> Vela
-> Bequer
->Fosforo
3. Procedimento Experimental
refere-se ao consumo do oxigênio no interior do frasco, devido à combustão. Argumenta-se que, como há cerca de oxigênio no ar, este ao ser consumido faz com que o nível da água suba até que o volume gasoso no interior do frasco seja também é reduzido.
O mais incrível é que, de fato, a redução observada nesse volume. Só que devemos lembrar que o consumo de oxigênio gera outros produtos gasosos (CO2 e H2O), que passam a ocupar o volume do oxigênio. Vamos analisar a reação. Para simplificar, vamos supor que a composição da vela seja 100% do hidrocarboneto decano (C10H22). A reação é a seguinte:
2 C10H22 (s) + 31 O2 (g) -> 20 CO2 (g) + 22 H2O (g).
4. Mudança da Cor da Chama
Um átomo recebe energia, seus elétrons recebem esta energia e saltam para camadas mais externas, que comportam maiores níveis de energia.
Mas eles precisam liberar esta energia ganha, para que o átomo fique estável novamente. Portanto, ele libera esta energia recebida, em forma de luz, e volta para sua camada anterior.
Quando esta energia é liberada em forma de luz, cada elemento emite uma frequência diferente de onda de luz.
Frequências diferentes causam cores diferentes aos nossos olhos. Estas frequências diferentes fazem, portanto, que os átomos emitam cores diferentes.
5. Conclusão