Veja as características que marcam as gerações
Entenda a evolução do comportamento dos jovens desde a década de 60
Eles ficam o tempo todo ligados ao celular. Uma só tarefa não os satisfazem, pois realizam várias coisas ao mesmo tempo. A revolução digital ocorrida nos anos 90 formou uma nova geração, com comportamentos próprios, incluindo formas particulares de interação e de comunicação, ditadas, na grande maioria das vezes, pelos dispositivos eletrônicos. São os chamados Millennials, jovens nascidos entre 1980 e 2000, geração também batizada pelos sociólogos de “Y”. Antes dosMillennials, outras gerações já foram alvos de estudo, como os Baby Boomers e a Geração X.
A expressão Baby Boomers nasceu nos Estados Unidos. Em 1945, após o fim da Segunda Guerra Mundial, os soldados americanos retornaram para as suas casas. O contexto era a de retomada da economia naquele país. A partir daquele momento, mais especificamente entre 1946 e 1964, foi identificado um grande aumento na taxa de natalidade, um verdadeiro “boom” de filhos. As pessoas nascidas nessa época passaram a integrar a geração denominada pelos sociólogos de Baby Boomers.
Segundo explica o publicitário André Oliveira, diretor de Trending, Mapeamento e Análise de Tendências da Box 1824, os Baby Boomersforam importantes para a conquista de várias causas sociais no século passado. “Eles foram agentes de grandes transformações, a começar pelo debate do papel da mulher, quebrando, além disso, barreiras políticas. Eles foram a juventude que saiu de casa para morar sozinha, pregando a paz, o amor e o sexo livre. Essa geração foi muito contestadora e isso catalisou uma série de mudanças, muitas das quais a gente vive até hoje”, conta André.
Entre 1960 e 1980, surgiu uma nova geração, formada justamente pelos filhos dos Baby Boomers, denominada Geração X. Contrários à filosofia hippie, esses jovens se mostraram transgressores, com posturas que não necessariamente alinhadas aos preceitos de