Veja aki
INTRODUÇÃO...............................................
1- Teoria da responsabilidade Social...............
2- As funções da Responsabilidade Social......
3- Estratégias................................................
4- Vantagens e Desvantagens........................
5- Considerações Finais.................................
6- Referencias.................................................
1. Introdução
Nos últimos anos, no Brasil, o movimento pela responsabilidade social das empresas tem adquirido força, principalmente por meio de ações empresariais coletivas e de exposição na mídia.
Esforços empreendidos pela classe empresarial, bem como os do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas – IBASE e do Instituto Ethos de Empresas e
Responsabilidade Social, mostram-se, a cada ano, com maior alcance e adesão, tanto por parte dos próprios empresários, quanto de empregados, entidades não-governamentais e da sociedade em geral.
Nota-se que as questões sociais e ambientais passaram a ser, sem dúvida, um dos pontos mais importantes dos dias atuais e devem ser entendidas em sentido amplo e não apenas vinculadas à filantropia e ao voluntariado, mas também em relação à totalidade de inter-relações da atividade empresarial, bem como quanto à sustentabilidade em longo prazo.
Nesse sentido, cabe o alerta de Grayson e Hodges (2002, p. 6):
O trabalho de gestão empresarial ficou mais difícil. Algumas questões que não entravam no processo de decisão e eram irrelevantes para o sucesso do negócio se tornaram cruciais, mas poucos profissionais sabem quais são elas ou como podem afetar seu emprego e a empresa em que trabalham.
2
A crescente importância das questões sociais e ambientais gerou em diversos países inquietação a respeito do estilo de vida praticado e suas conseqüências para o homem e o planeta. Pode-se observar, de acordo com aqueles autores, que embora haja uma visão geral sobre os problemas, o mundo empresarial não