vegetarianismo
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GASTRONOMIA
DISCIPLINA INTRODUÇÃO A GASTRONOMIA
ALICIO ITAMAR DE MELO
VEGETARIANISMO
NATAL
2013
ALICIO ITAMAR DE MELO
VEGETARIANISMO
Artigo científico apresentado ao Curso de Gastronomia na UnP como requisito parcial para a obtenção da nota da Unidade II da disciplina Introdução a gastronomia, examinado pelo orientador: José Wilton Nobre.
NATAL
2013
RESUMO
Vegetarianismo é a corrente dietética que estipula a alimentação exclusivamente vegetal, com abstenção de todos os ingredientes de origem animal, mesmo aqueles que não resultaram diretamente na morte do animal. Pessoas que consomem frango, peixes, ovos, leite, mel, gelatina, cochonilha ou outros produtos de origem animal não são genuinamente vegetarianas. O vegetarianismo é, portanto, um sistema de alimentação. Ele não necessariamente implica no reconhecimento dos direitos animais, podendo ser motivado por saúde, preferências pessoas, motivos religiosos e motivos ecológicos e sociais, entre outros.
Palavras chaves: Vegetarianismo. Alimentação. Animais. Saúde. Dietética.
ABSTRACT
Vegetarianism is the current diet that provides power exclusively from vegetable, abstaining from all animal ingredients, even those who not directly result in the death of the animal. People who consume chicken, fish, eggs, milk, honey, gelatin, cochineal or other products from animal origin are not trully vegetarian. The vegetarianism is therefore a feeding system. It does not necessarily imply in the recognition of animal rights and can be motivated by health, personal preferences, religious reasons, and ecological and social reasons, among others.
Keywords: Vegetarianism. Food. Animals. Health Dietetics.INTRODUÇÃO
Vegetarianismo, mais do que uma opção alimentar, é uma filosofia de vida, é uma forma de estar na O vida, de sentir-se bem com seu corpo e de estar em harmonia com a natureza. Ao contrário do que se possa