Vegetarianismo e Yoga
HYP
Dieta a Evitar: alimentos amargos, agros, picantes, salgados ou muito quentes; os vegetais verdes (diferentes dos recomendados), os legumes fermentados, o azeite de sementes, o gergelim, a mostarda, as bebidas alcoólicas, o peixe, a carne, o requeijão, o soro, a manteiga, os grãos de tipo chhaasa, os feijões em forma de rim, as frituras, a asfétida e o alho. Também evitar comida requentada, alimentos secos, demasiado salgados ou ácidos e os alimentos com muita mistura de vegetais (difíceis de digerir).
Dieta Recomendada: trigo, arroz, centeio, cevada, produtos feitos de cereais, leite, manteiga clarificada (ghee), açúcar mascavo, mel, gengibre seco, pepinos, patolaka, os cinco legumes (jivanti, vastumulya, aksi, meghanada e punarnava), feijão de tipo mung e água pura.
dieta vegetariana
• mencionada nas escrituras tradicionais
• adotada pelos yogis
• favorece processos de purificação e de sensibilização do corpo e da mente
• prática da não-violência
"Depois que você desenvolve uma certa sensibilidade através da meditação, os mantras e as práticas mais sutis do Yoga, o vegetarianismo torna-se uma necessidade. O vegetarianismo é uma questão de ética, sensibilidade, desapego e preparo " (Pedro Kupfer)
Gado de Corte
“ Se os matadouros tivessem paredes de vidro, todos seriam vegetarianos. Nós nos sentimos melhor com nós mesmos e melhores com os animais, sabendo que não estamos contribuindo para o sofrimento deles”.
Paul e Linda McCartney
Indústria Leiteira
"A compaixão para com os animais é uma das mais nobres virtudes da natureza humana"
Charles Darwin
Suinocultura
"Os animais dividem conosco o privilégio de ter uma alma." (Pythagoras)
Granja
"Eu temo pela minha espécie quando penso que Deus é justo." Thomas Jefferson
Peixes