Vegetais
Exercícios:
1 - O Reino Plantae compreende seres eucariontes, pluricelulares, autotróficos, que realizam fotossíntese. No que diz respeito às plantas, tratamos de órgãos: a raiz, o caule, a folha, a flor, o fruto e a semente.
2- As plantas vasculares (divisão Tracheophyta ou Tracheobionta) são as plantas com tecidos especializados - o xilema e o floema - para o transporte de água e seiva que alimentam as suas células. Pertencem a esta divisão o grupo das Pteridófitas e as Espermatófitas.
Exemplo: azaléia, samambaia, pinheiro, mangueira, laranjeira,etc
As plantas avasculares não apresentam tecidos condutores de seiva bruta (rica em sais minerais e água) e nem de seiva elaborada (rica em açúcares provenientes da fotossíntese e água), respectivamente, xilema e floema. Neste grupo estão as Briófitas (divididas nas Classes Hepaticae, Anthocerotae e Musci - as hepáticas, as antoceráceas e os musgos).
3- As pteridófitas são um grupo de vegetais vasculares divididos em raiz, caule e folhas. Foi o primeiro grupo vegetal vascularizado, sem dependência total de água, predomina o estágio de Esporófito, folhas e raízes verdadeiras.
4- Simplificadamente, tanto gimnospermas como angiospermas são plantas vasculares, ou seja, traqueófitas, além de serem fanerogâmicas (com estruturas Especializadas para a reprodução). Diferença principal: gimnospermas não produzem frutos e angiospermas produzem.
5- Briófitas: não possuem vasos especializados para transporte de seiva e são plantas de pequeno porte. Exemplos: musgos.
Pteridófitas: possuem vasos condutores de seiva (vascular ou traqueófita).
Gimnospermas: possuem sementes mas não formam frutos. (gimno = nu, sperma = semente).
Angiospermas: sementes abrigadas no interior de frutos.
(Angio = urna). Frutos são resultantes do desenvolvimento do ovário da flor.
6- O que caracteriza um cordado é presença de uma notocorda em pelo menos uma fase da vida. Subgrupos: