Vegeta o da Europa
Floresta temperada, Floresta fria e Tundra.
Floresta Temperada: Ocupava originalmente mais da metade da área do continente, entretanto se encontra quase extinta. Nessa floresta predominam as plantas decíduas ou caducifólias, ou seja, as folhas adquirem colorações amareladas e alaranjadas e começam a cair, perdem as folhas no fim do outono e as readquirem na primavera. Essa perda das folhas é uma adaptação ao inverno rigoroso ou estação seca, pois faz com que a planta reduza sua atividade metabólica, conservando a água durante o período em que a maior parte dela fica imobilizada no solo sob forma de gelo, suportando assim as baixas temperaturas. Na Europa, as árvores características da floresta temperada são os carvalhos e as faias.
Floresta Fria: Também conhecida como floresta Boreal ou Taiga, essa formação ocorre também em áreas de clima frio. Os principais vegetais componentes são os pinheiros e abetos. Este tipo de floresta leva muito tempo para se desenvolver até o estágio adulto dos vegetais. Como a temperatura é muito baixa nesses lugares, os vegetais acabaram por desenvolver adaptações para que pudessem suportar essas baixas temperaturas e a pouca incidência de luz devido ao alto tamanho das árvores.
Tundra: Este tipo de vegetação só acontece quando há o degelo, pois o produto deste é o material orgânico a partir do qual surgirá a tundra. Como o período de degelo é curto relativamente, as espécies que são características deste tipo de vegetação precisam ser reprodutivamente rápidas e fortes o suficiente para suportar baixas temperaturas ou outras intempéries climáticas. A exemplo: líquens, musgos, ervas e arbustos baixos (já que o próprio clima não facilita o crescimento exponencial da vegetação).