vedaçoes
Vedação é o processo usado para impedir a passagem, de maneira estática ou dinâmica, de líquidos, gases e sólidos particulados (pó) de um meio para outro. Uma vedação deve resistir a meios químicos, ao calor, à pressão, ao desgaste e ao envelhecimento. Além disso, as partes a serem vedadas podem estar em repouso ou movimento, ou seja, a junção pode ser estática ou dinâmica, como mostra as ilustrações a seguir:
Os elementos de vedação atuam de maneira diversificada e são específicos para cada tipo de atuação, por exemplo: tampas, bombas, eixos, cabeçotes de motores, válvulas, etc. Em função da solicitação, as vedações são feitas em diversos formatos e diferentes materiais, como: juntas de borracha, papelão, velumóide, anéis de borracha ou metálicos, juntas metálicas, retentores, gaxetas, selos mecânicos, etc.
TIPOS DE VEDAÇÕES E APLICAÇÃO:
- Juntas de elastômeros
São vedações industriais empregadas em partes estáticas, muito usadas em equipamentos, flanges etc. Normalmente são utilizadas em baixas pressões e temperaturas. Para melhorar sua resistência mecânica são usados reforços com uma ou mais camadas de lona de algodão. A dureza normal para juntas industriais é de 55 a 80 Shore A, e a espessura varia entre 0,8 a 6,4 mm.
-Tabela com os principais elastômeros
- Junta de Fibra de celulose
Conhecida comercialmente por guarnital ou velumóide, essa fibra é fabricada a partir de celulose aglomerada com cola e glicerina. É muito usado na vedação de produtos derivados de petróleo, gases e vários solventes. Seu limite máximo de temperatura é 120°C e pressões moderadas.
- Juntas de papelão
São empregadas em partes estáticas de máquinas ou equipamentos como, por exemplo, nas tampas de caixas de engrenagens. Esse tipo de junta pode ser comprada ou confeccionada conforme o formato da peça que vai utilizá-la.
- Juntas de cortiça
Esse material é utilizado em flanges de chapa