Vec valor estratégico do cargo
Sérgio Araújo Teixeira
Resumo
Somente cerca de 10% dos cargos são fundamentais para assegurar a vantagem competitiva das organizações. Para mapear esses cargos é adotado o conceito do VEC – Valor Estratégico do Cargo que se constitui em uma medida única em cada negócio, não sendo comparável entre organizações. Não se trata de analisar o valor dos cargos por meio de comparações com os de outras organizações e nem buscar consistências interna e externa para cálculo de remuneração. Ao desconsiderar a estrutura hierárquica, o valor do cargo passa a depender da sua posição na cadeia da execução estratégica e não somente na linha de poder responsável pela tomada de decisões, onde são assumidos os riscos do negócio. Um cargo, quando avaliado em três de suas dimensões – posicionamento na cadeia da estratégia, importância para a execução da estratégia e a criticidade da sua gestão -, destaca a sua contribuição para o sucesso da organização. Ao utilizar uma matriz do tipo QFD – Quality Function Deployment torna-se possível trazer essas diversas variáveis para um nível de concretude capaz de promover o equacionamento e chegar a uma medida possível de ser posicionada numa régua de referência válida para a própria organização.
Palavras-chave: posição-chave, cargo estratégico, cargo chave, cargo crítico, competências críticas, valor estratégico do cargo, função-chave, mapeamento de posições.
Objetivo
O mapeamento de posições na organização tem como objetivo identificar aquelas que apresentam uma contribuição diferenciada conforme a estratégia competitiva do negócio.
Utilizando-se da segmentação das posições de acordo a sua contribuição para a execução estratégica, é possível estabelecer uma política de recursos humanos diferenciada visando a atração e a retenção de talentos, bem como preparar a linha sucessória para as posições-chave.
O conceito do VEC – Valor Estratégico do Cargo cria uma