Vazao
IUESO
relatório TÉCNICO Nº 02 dETERMINAÇÃO DO COEFICIENTE DE RUGOSIDADE DE MANNING DO CANAL
GOIÂNIA
2014
RESUMO
Neste relatório técnico abordou-se como determinar o coeficiente de rugosidade de Manning de um canal. Verificou-se por cálculos, equações e alguns artigos alguns tipos de cálculos de rugosidade, também abordou-se como fazer medidas de velocidades por flutuadores.
Palavras–chave:Coeficiente de rugosidade de Manning. Condutos livres. Medida de velocidade por flutuadores.
Sumário
TOC \o "1-3" \h \z \u 1Introdução PAGEREF _Toc396825910 \h 72revisÃo bibliogrÁfica PAGEREF _Toc396825911 \h 83METODOLOGIA PAGEREF _Toc396825912 \h 94apresentação e análise dos resultados PAGEREF _Toc396825913 \h 105Conclusões PAGEREF _Toc396825914 \h 11REFERÊNCIAS PAGEREF _Toc396825915 \h 30
IntroduçãoA importância de determinação do coeficiente de Manning reside no fato de que este valor é amplamente adotado no cálculo dos parâmetros hidráulicos de um escoamento ou dos elementos geométricos de conduto livre, a partir da aplicação da fórmula de Manning.
Quando se fala de parâmetros hidráulicos pode-se dizer que, por exemplo, a vazão que escoa em um canal artificial é muito superior a vazão do projeto, assim tomar medidas para evitar um transbordamento no canal.
Abordou-se neste relatório como determinar a rugosidade de Manning de um canal, onde foi medida a velocidade através de flutuadores, onde se usou uma rolha e um cronometro para determinar seu tempo em um trecho do canal.
A rugosidade das paredes dos canais e tubulações é função do material dos quais são construídos, o acabamento da construção e o tempo de uso.
Os valores são determinados em medições tanto de laboratório como em campo. A variação deste parâmetro é fundamental para o cálculo hidráulico por um lado, e para o bom desempenho das obras hidráulicas por outro.
Um conduto livre pode ser um canal, um rio ou uma tubulação.Os condutos livres estão