vatel-um banquete para o rei
Um espetáculo é qualquer tipo de apresentação em que haja técnica,beleza e brilhantismo. Estes ingredientes com certeza não faltarão no evento gastronômico Vatel, um banquete na Veneza Brasileira, que o chef Douglas Van Der Ley e o produtor e cenógrafo baiano, Almir Pereira, promovem para um seleto público de 500 convidados, na próxima quinta-feira, na Oficina Brennand. É excepcionalmente instigante a disposição deste chef pernambucano em encarnar François Vatel, um célebre cozinheiro da corte de Luís XIV, criador do chantilly e autor de jantares históricos. Quem assistiu a Vatel, o filme, estrelado por Gerard Depardieu e ambientado no tempo dos castelos e dos grandes banquetes, tem a noção do que vem por aí.
Assim como o chef francês, a proposta de Douglas Van Der Ley é propiciar ao público desfrutar da gastronomia como entretenimento. “Será um grande show. Um banquete como na época da corte francesa. As pessoas poderão comer à vontade, do bom e do melhor. (…) Estou cuidando de tudo nos mínimos detalhes, como se fosse meu casamento”, compara.
Pormenores de fato não faltam num banquete, onde 2,5 mil quilos de açúcar ganham forma pelas mãos do chef, que concebeu torres e esculturas, além de fabulosos doces. A cenografia contempla um buffet móvel, com carros alegóricos em formato de árvores com doces e frutas glaceadas. Na mesa de 15 metros será servido o banquete preparado com a ajuda de uma comitiva de chefs estrelados - Jeff Colas, Aníbal (Biba) Fernandes, Joca Pontes, Kiko Selva, Madalena Albuquerque, Ed Campelo, Tatiana Bandeira, Armando Pugliesi, Cláudia Miau, André Falcão, Raline Aragão, Hugo Prouvot e ainda Yoshi Matsumoto, convidado especial do evento.
“O banquete começa com o tema água, com uma mesa preparada por Yoshi com a ajuda de Biba, repleta de sushis e sashimis de peixe, vieira, salmão defumado, enguia, cascatas de camarão, lagostas, enfim, toda sorte de animais marítimos. Passaremos pela terra, com os tubérculos, folhas, vegetais e