VASOS SOB PRESS O 1
NR 13
O QUE É UM VASO SOB
PRESSÃO?
Vasos sob pressão são equipamentos que contêm fluidos sob pressão interna ou externa. Os tipos mais comuns são os reservatórios de ar comprimido (pulmão) de compressores em geral.
COMO FUNCIONA UM VASO SOB PRESSÃO?
Eles funcionam em temperatura ambiente, podendo ter muito volume e pouca pressão ou pouco volume e muita pressão.
Pontos de Segurança
Todo vaso de pressão deve ter afixado em seu corpo, em local de fácil acesso e bem visível, placa de identificação indelével com, no mínimo, as seguintes informações: a) Fabricante; b) Número de identificação; c) Ano de fabricação; d) Pressão máxima de trabalho admissível; e) Pressão de teste hidrostático; f) Código de projeto e ano de edição.
Vasos de Pressão e Reservatórios de Ar comprimido se enquadram na norma NR-13
No Brasil, após a publicação da , estabeleceram-se critérios mais rigorosos para o projeto, inspeção, manutenção e operação de vasos de pressão, tendo como objetivo principal a diminuição dos acidentes envolvendo estes equipamentos
NR-13
ACIDENTES
RELACIONADOS
“Explosão de uma caldeira em Brockton,Massachusetts, USA (1905)” este acidente foi o marco na mudança de comportamento (operação, instalação e manutenção) em relação a operação de caldeiras a vapor, assim como vasos de pressão.
Os acidentes relacionados aos vasos sob pressão são de explosão e vazamento. Por este motivo sua construção deve ser regida por normas internacionalmente reconhecidas. Os efeitos das substâncias armazenadas podem ser perigosos.
ÍNDICES DE ACIDENTES
Acidentes com vaso sob pressão não são comuns, porém são catastróficos.
Não existem dados disponíveis sobre os acidentes com vasos sob pressão no Brasil.
Falha Humana
Estatísticas apontaram em 2004 (jornal do CREA) que 75% dos acidentes envolvendo caldeiras e vasos de pressão eram causados por falha humana (65% falha no projeto, manutenção ou instalação;
10% serviços operacionais).