Vasectomia
A vasectomia é uma operação realizada nos homens que consiste em cortar os canais deferentes para evitar que os espermatozóides possam se unir com o óvulo. É feito um pequeno corte nos testículos, usando anestesia local - dura cerca de 20 minutos.
Essa cirurgia não é aconselhada para homens que não têm certeza de que não querem mais ter filhos, para solteiros e também no caso de ter menos de 35 anos ( a não ser que seja casado e a gravidez implique em arriscar a saúde da mulher ).
A operação é bastante segura, não interfere nas relações e nem no desejo sexual e também não é mais necessário se preocupar com outros métodos anticoncepcionais.
Como toda cirurgia, a vasectomia possui algumas desvantagens: * É irreversível e permanente, portanto a decisão por vasectomia precisa ser bem pensada pelo casal; * Não oferece proteção imediata por isso é necessário utilizar, por um tempo, outros métodos até que os espermatozóides armazenados sejam expelidos (30 ejaculações); * O homem pode sentir um pouco de desconforto durante e depois da cirurgia; * Depois da operação pode ocorrer infecções - que são tratadas pelo médico.
EFICÁCIA: o fracasso varia de 3 pessoas entre mil por ano
Benefícios
* A cirurgia é simples e pode ser feita no próprio consultório médico. * Assim como a laqueadora de trompas, a vasectomia proporciona uma total despreocupação quanto a uma gestação imprevista.
Contra-indicações
* Para todos os homens que não se julguem absolutamente seguros da vontade de não mais ter filhos. * Para homens que possam vir a passar por problemas psicológicos, em conseqüência do fim da capacidade