Vascularização do sistema nervoso central
Meninges
O sistema nervoso central que é formado pelo encéfalo e a medula espinal são revestidos por membranas protetoras, que são chamadas de meninges, que são classificadas em dura - máter, sendo ela a mais espessa e vascularizada, e logo abaixo a aracnóide, e a pia – máter que são as mais internas. As meninges tem a função de proteção dos centros nervosos contra os impactos mecânicos. Elas são frequentemente acometidas por processos patológicos devido aos impactos, infecções ou por tumores. Assim como as patologias que serão aqui tomadas como exemplos para esclarecer como elas ocorrem, são essas: Meningoencefalite; Meningite Tuberculosa; Meningioma; Meningite Meningocócica; Empiema Subdural; Hidrocefalia.
1. Meningoencefalite
1.1 Descrição: A meningoencefalite é um processo inflamatório do qual envolve o parênquima cerebral e as meninges.
1.2 Agentes causais: O que leva a esse processo inflamatório, sendo os vírus os mais comuns, tendo como principal o entovírus e o herpes simples, tipo 1 e 2. No entanto há outros agentes que devem ser considerados, como as bactérias atípicas, fungos, riquetsias e protozoários. Pode também influenciar os fatores imunes do hospedeiro, sintomas e a região em que ele se encontra.
1.3 Características: Caracterizada pelos sintomas de febre, irritabilidade, sonolência, persistente, convulsão, vômitos e cefálica.
1.4 Diagnóstico e tratamento: Seu diagnostico é dado por punção lombar, que é um processo de aspiração do liquido cefalorraquidiano (LCR). O tratamento
2. Meningite Tuberculosa
2.1 Descrição: É uma forma de meningite bacteriana, que se implanta nas meninges formando tuberculomas, que é uma massa intraparenquimatosa, há geralmente um núcleo central de necrose caseosa cercado por uma reação granulomatosa.
2.2 Agentes Causais: Essa patologia é gerada devido ao contagio com a mycobacterium tuberculosis ou raramente mycobacterium bovis.