variola e tuberculose
Tuberculose
VARÍOLA
Agente Etiológico
O vírus pertencente à família
Poxviridae é o agente causador da varíola. O gênero é Orthopoxvirus e ele é caracterizado como um dos maiores vírus capazes de agredir seres humanos. Este microrganismo é muito resistente a agentes externos como, por exemplo, variações de temperaturas.
MODO DE TRANSMISSÃO
A varíola se dá pelo contato com pessoas doentes ou objetos que entraram em contato com a saliva ou secreções destes indivíduos.
Penetrando no corpo, o patógeno se espalha pela corrente sanguínea e se instala, principalmente, na região cutânea, provocando febre alta, mal estar, dores no corpo e problemas gástricos. Logo depois destas manifestações surgem, em todo o corpo, numerosas protuberâncias cheias de pus, que dificilmente cessam sem deixar cicatrizes, e conferem coceira intensa e dor.
CARACTERÍSTICAS DA
INFECÇÃO
Os primeiros sintomas da varíola costumavam aparecer de 12 a 14 dias após a infecção pelo vírus. Durante o período de incubação, que dura de sete a 17 dias, a pessoa não manifesta nenhum sintoma e também não é capaz de passar a doença para ninguém.
Após o período de incubação, no entanto, alguns sinais e sintomas característicos da gripe começam a surgir, como:
Febre
Desconforto geral
Dor de cabeça
Fadiga severa
Dores nas costas
Vômitos
Poucos dias depois, manchas vermelhas começam a aparecer no rosto, nas mãos, nos antebraços e, posteriormente, no tronco também. Dentro de um ou dois dias, muitas dessas lesões passam a ser pequenas bolhas cheias de líquido claro, que depois se transforma em pus. Crostas começam a se formar oito a nove dias depois disso e, eventualmente, podem cair, deixando profundas cicatrizes sem caroço.
FOTO
S
TRATAMENTO
A varíola não tem cura, podendo ser prevenida com a toma de vacina contra a varíola. Quando ocorre infecção, o tratamento é limitado e a sua ação consiste em reduzir os sintomas da doença. Em alguns casos, podem ser