Variedades pedagógicas
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE ARCOVERDE-CESA
GEOGRAFIA 2013.1
AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO BRASIL E A DIDÁTICA
AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO BRASIL E A DIDÁTICA
Exercício feito com o intuito de observar a evolução da didática e as transformações que aconteceram, as fases e estilos que passaram. Alguns foram derrubados e outros mesmo que ultrapassando ainda são utilizados nos dias de hoje, Exercício da cadeira prática I do curso de Geografia da (AESA).
ARCOVERDE
2013
Tendências da pedagogia tradicional
Muitos consideram a pedagogia tradicional como um meio de ensino ultrapassado, mas comum nas escolas brasileiras. Trata-se do ensino apenas como transmissão de conhecimentos, sem uma interação, uma dinâmica, onde o aluno está ali apenas para ouvir e pegar o conhecimento do professor, não havendo troca de conhecimentos nem contextualização dos assuntos ensinados.
Pedagogia Renovada, inclui várias correntes, a progressivista baseada na teoria educacional de John Dewey a Não Diretiva, a Ativista- Espiritualista, Culturalista, Piagentiana, entre outras ,Todas ligadas ao movimento da pedagogia tradicional no fim do século XIX, como contraposição à pedagogia tradicional.
A didática da Escola Nova, é compreendida como direção da aprendizagem, considera o aluno como sujeito da aprendizagem, o que o professor tem a fazer é por o aluno em condições propícias, para que criem dentro de si o interesse para buscar conhecimentos, com o uso de expressões verbais, escritas, plásticas e outros tipos.
Nos anos 50 surge a didática moderna proposta por Luis Alves de Mattos, está inspirada na pedagogia da cultura corrente pedagógica de origem alemã, a didática de Mattos é caracterizada da seguinte forma: o aluno é fator pessoal decisivo na situação escolar; em função dele giram as atividades escolares, pra orientá-lo e incentivá-lo na sua educação e aprendizagem. O professor é o incentivador e controlador da