variedades linguisticas
a) ( ) O problema da simultaneidade e transitividade das funções da linguagem pode ser resolvido quando se determina a finalidade da comunicação.
b) ( ) O que se diz a seguir caracteriza a função fática:
“O emissor testa a eficiência do canal de comunicação. Trata-se de uma fala vaga. A informação é secundária, apenas envolve o contato entre emissor e receptor. As palavras não transmitem significados, apenas cumprem uma função social.”
c) ( ) Para que haja uma comunicação perfeita, basta que o código seja comum ao emissor e ao receptor.
2) Dadas as seguintes afirmações em relação a signo: (0,2)
I) Num sistema de comunicação visual como a sinalização rodoviária, uma seta cortada por uma barra oblíqua é um signo verbal.
II) O conhecimento de uma língua engloba não apenas a identificação de seus signos, mas também o uso adequado de suas regras combinatórias.
III) O signo não é convencional, pois ele não existe a partir de uma convenção, de um acordo pré-combinado entre os usuários.
IV) Ao ouvir a palavra professor, o conceito, a ideia que esses sons lhe transmitem é o significante do signo professor.
V) Ao ouvir a palavra professor, você reconhece os sons que a formam. Esses sons são a imagem acústica, o segmento fônico apreendido pela mente, portanto, o significante do signo professor.
a) somente a I, a II e a V estão corretas.
b) apenas a II e a III estão corretas.
c) somente a II e a IV estão corretas.
d) somente a II e a V estão corretas.
e) apenas a I, a III e a V estão corretas.
3) Leia os três textos apresentados a seguir e identifique a principal função da linguagem apresentada em cada um. (0,6)
Texto 1 Mas, afinal, o que é expressividade?
O termo expressividade deriva do latim: ex = pressus = saído, emitido, manifestado por palavras. É o ato de representar ou comunicar por meio de formas linguísticas impressões subjetivas, pensamentos,