Variedade da flora existente no parque ecológico do cocó
Araújo,K.F.¹; Gouveia, L.F.P.² ; 1 Aluna de graduação do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará – UECE ; 2 Docente do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará - UECE
Introdução
Para a realização da pesquisa foi realizada uma trilha no Parque Ecológico do Cocó, uma unidade de conservação que abrange uma área de 1.155,2 hectares; localizada na cidade de Fortaleza, Ceará. (SEMACE,2012).
Laguncularia racemosa (mangue branco)(Figura1), Avicennia schaueriana (mangue preto), e como espécies exóticas: Roystonea oleracea (palmeira imperial), Sansevieria trifasciata(Espada de São Jorge), Couropita guianensis (abricó de macaco)(Figura2), Caesalpinia echinata (pau brasil)(Figura3), Annona sp.(Araticum) e o Eichhornia crassipes(aguapé)(Figura4).
Objetivo
Observar e registrar espécies da flora existente no Parque Ecológico do Cocó para posterior identificação e comparação com os outros estudos realizados.
Metodologia
Foram utilizados como materiais de desenvolvimento da pesquisa: câmera digital e caderneta de campo. Os registros fotográficos foram realizados no decorrer da trilha juntamente às anotações das observações a respeito das espécies encontradas .
Figura1:http://upload.wikime dia.org/wikipedia/commons/ 8/8a/Laguncularia_racemosa. jpg Figura2:http://www.flickr.co m/photos/41149124@N03/ 4174132000/sizes/l/in/phot ostream/
Resultados e discussão
Em algumas das fontes de pesquisa analisadas foram encontrados registros apenas de manguezal como flora existente no parque(fortalezaemfotos,2010). Em outras, são citadas além da vegetação de mangue (2,97% da bacia) as de dunas (1,17% da bacia) e de cerrado (0,13% da bacia) (guiace,2010). No entanto, ao comparar o que foi pesquisado com o que foi observado no decorrer da trilha, foram encontrados como espécies nativas:
Figura3:http://upload.wikime dia.org/wikipedia/commons/ 9/9f/Caesalpinia_echinataflor.jpg