variações patrimoniais
Variações Patrimoniais são todas as alterações sofridas pelo patrimônio na sua composição qualitativa e/ou quantitativa em virtudes de atos praticados pela administração, ou fatos vinculados às atividades da entidade ou, ainda, resultantes de fatos totalmente imprevistos ou fortuitos.
Nosso objetivo é acompanhar o PATRIMÔNIO EMPRESARIAL através do registro de suas variações. Mesmo sendo um conjunto dinâmico de valores, em permanente transformação, podemos tirar uma “fotografia” deste Patrimônio em um dado instante. A esta “foto”, damos o nome de Balanço, que, enfatizamos, retrata o estado do patrimônio em um determinado instante.
Há, basicamente, 3 (três) espécies de Variações Patrimoniais, a saber:
- VARIAÇÕES PERMUTATIVAS
- VARIAÇÕES COMPENSATIVAS
- VARIAÇÕES MODIFICATIVAS
1. Variações Permutativas
Pensemos, por exemplo, numa empresa, SÓ TRANSAS S/A, formada totalmente de Recursos Próprios, isto é, o Patrimônio Líquido é igual ao Patrimônio Total. Suponhamos que estes recursos estejam aplicados em dinheiro, no valor de $100.000, ainda no cofre da empresa. Teremos, então, a seguinte representação gráfica:
Decorrido algum tempo, a empresa compra $ 50.000,00 de mercadorias, à vista. Teríamos então a seguinte representação gráfica:
Observamos que o Capital Próprio constante no Patrimônio Total da empresa é alocado no PASSIVO, representando a “Origem” dos Recursos, e a “Aplicação” destes Recursos está alocada no ATIVO, na conta CAIXA, representando o bem “dinheiro”.
Conforme podemos verificar no quadro acima, a empresa que possuia o bem dinheiro, no valor de $ 100.000, resolveu optar por possuir a metade deste valor, aplicada em Mercadorias. Os Recursos da empresa ainda continuam aplicados em bens, todavia ocorreu uma permuta destes bens dentro do Ativo. A empresa deixou de possuir estes mesmos $ 50.000, aplicados em Caixa, para possuir o mesmo valor aplicado em Mercadorias. Houve uma troca ou permuta de