Variações Patrimoniais
São aqueles que provocam permutações entre os elementos componentes do Ativo e/ ou do Passivo, sem modificar o valor do Patrimônio Líquido. São também denominados de fatos qualitativos.
Podem ocorrer troca entre os elementos do Ativo, entre os elementos do Passivo e entre ambos ao mesmo tempo.
Permutação entre elementos do Ativo
Partindo do Balanço Patrimonial apresentado na nota da página anterior, suponhamos que a empresa JH tenha ocorrido o seguinte:
Fato “a”: recebimento da importância de $ 500, em dinheiro, referente a uma duplicata.
Esse fato aumentará o valor da conta Caixa em $ 500, pela entrada em dinheiro, e diminuirá a conta Duplicatas a Receber, também em $ 500, tendo em vista que o cliente quitou sua dívida para com nossa empresa. Nosso direito, portanto, deixa de existir. Desse modo, o fato provoca, ao mesmo tempo, aumento e diminuição entre os elementos do Ativo. O Balanço Patrimonial, após esse acontecimento fica assim:
Permutação entre elementos do Passivo.
Partindo do Balanço anterior, já modificado pelo fato “a”, consideramos o seguinte:
Fato “b”: na conta salários a Pagar, no valor de $ 300, registra no Passivo, representando o valor líquido dos salários que a empresa tem a pagar a seus empregados, está contida a importância de $ 30, correspondente ao Imposto de Renda.
Esse valor deveria ter sido retido dos salários dos empregados, mas ainda não foi. Para regularizar, vamos retirá-lo da conta Salários a Pagar e transferi-lo para a conta própria, denominada de Imposto a recolher. Para a empresa JH, tanto em uma conta como em outra conta, a referida importância representa obrigação. Veja como fica o Balanço após esse evento:
Apareceu, no lado do Passivo, uma conta: Impostos a Recolher, no valor de $ 30, retirados da conta Salários a Pagar. Como ambas são contas do Passivo, logo, ocorreu permutação ente elementos do Passivo, não alterando o valor do Patrimônio Líquido.