Variações linguiticas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO CURSO ADMINSTRAÇÃO
VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS
Variações Lingüísticas
A Língua não é uma, ou seja, não é indivisível; ela pode ser considerada um conjunto de dialetos.
Há varias línguas dentro da oficial. E no Brasil não é diferente.
Cada Região tem seus falares, cada grupo sociocultural tem o seu. Pode-se até afirmar que cada cidadão tem o seu. A essa característica da língua damos o nome de variação lingüística.
Qualquer cidadão, quando resolve emitir algumas palavras , isso não isoladamente. As frases ditas por cada um de nos não são construídas por nos próprios, mais sim por tudo o que nos fez tornar o que somos hoje; nossa família, a terra em que nascemos e em que vivemos as escolas em que estudamos (principalmente nas series inicias), as pessoas comas quais convivemos, os livros que temos, os filmes a que assistimos, enfim, nossa maneira de falar é formada, não é criada
E é formada pouco a pouco, alias nunca é totalmente acabada. Imagine um idoso que nunca aprendeu a ler e escrever entrando em contato com as letras; seu mundo se transformará, ele se apoderará de um conhecimento nunca antes imaginado. Passará a usar expressões desconhecidas até então e se tornará um cidadão de fato. O mesmo acontece com os indivíduos que aprenderam a ler e escrever, mais que não lêem nem escrevem jamais. Se passarem a entrar em contato com o mundo das letras, por meio de romance, contos, textos filosóficos e poesias, transformarão sua visão de mundo e passarão a ter um novo falar; uma vez que terão o que falar.
A variação lingüística mais evidente é a que corresponde ao lugar em que o cidadão nasceu ou no qual vive há bastante tempo. Há jeitos de pronunciar as palavras, há melodias frasais diferentes de região para região.
A variação mais famosa do Brasil é o ‘’s’’ chiante do carioca de gema.
É a mais famosa, mais não é a única. Outra bastante perceptível pelo visitante é o ‘’r’’ retroflexo do