Variações linguisticas
AMANDA ELAISA LIMA DA SILVA RA 2306311554 WESLEY CARLOS DA SILVA RA 2306311523 Variações Linguísticas
Tutora a distância Adriana Tonato Camarotti
Santo André – SP Abril/2013
INTRODUÇÃO
A aquisição da linguagem é parte dos estudos de Linguística, trazendo questões que abordam a aprendizagem de línguas. As teorias acerca da linguagem tratam, inclusive, do funcionamento do processo de aquisição por parte de uma criança. O ensino da língua é um desafio para o professor, pois a Linguística apresenta diversas formas de estudo, cada qual com sua característica e especificidade de análise. É importante destacar que, como um docente da Língua Portuguesa, é imprescindível que algumas destas formas não estejam de fora do currículo escolar, como sintaxe, semântica, morfologia, fonologia e fonética (GOMES, 2011, p. 43). Tais desafios não estão ligados somente à fala, mas, também, à aquisição da escrita. O papel do professor é importante na identificação de aspectos fônicos da Língua Portuguesa, pois, assim, ajudará a criança a refletir sobre sua fala e, consequentemente, com a escrita.
É importante saber que alguns desvios fonológicos podem afetar a aquisição da escrita, a ponto do aluno necessitar de uma intervenção especializada. A visão do adulto é uma referência para a educação da criança, contemplando a aquisição da língua materna e sua respectiva aprendizagem. Assim, somos responsáveis para que a criança esteja pronta para a compreensão de mundo, a fim de compreender a linguagem em diversas modalidades.
DIFERENÇAS ENTRE FALA E ESCRITA
FALA
Como acontece sempre em um determinado contexto, as referências são claras (Isto aqui, aquela lá). O falante e o ouvinte estão em contato direto, e a interação acontece por troca de turnos. O interlocutor é, geralmente, alguém específico. Como existe interação, as reações são, normalmente, imediatas e podem ser: Verbais: