VariaçãoLinguistica
1) A análise feita no texto, sobre a variação lingüística, permite ao leitor várias inferências. Indique duas possibilidades e exemplifique com trechos do texto. (3,0)
R- 1 .a. A linguagem pode ser diferente,entre grupos mais jovens e mais velhos.Os mais jovens utilizam-se de mecanismos atuais e tecnológicos para se comunicar além de dialetos informais do cotidiano da juventude.O passar do tempo, bem como os planos históricos, geográficos, enfim, os diferentes grupos sociais contribuem para a variação das línguas. Trecho do texto Ex.: “Sabemos que certas expressões pertencem à fala dos mais jovens, que determinadas formas se usam em situação informal”.
R-1. b. Na linguagem temos variantes,por isso não podemos rotulá-las como feia,bonita ou até mesmo certa ou errada. Em meio há toda esta diversidade todos têm o seu lugar. É através esta variação lingüística e considerando que algumas são mais populares, é que não devemos julgar o português na forma em que ele é falado, como elegante, bonito, adequado ou inadequado, mesmo este sendo falado fora do padrão. O fato de um determinado grupo ter dificuldade de comunicar-se nos mais diferenciados níveis de linguagem e em nosso caso o português é principalmente devido ás variações da língua.
Trecho do texto
Ex.: “Nosso homem simples do campo tem dificuldade de comunicar-se nos diferentes níveis do português não por causa da variação e da mudança lingüística, mas porque lhe foi barrado o acesso à escola ou porque, neste país, se oferece um ensino de baixa qualidade às classes trabalhadoras e porque não lhes oferece a oportunidade de participar da vida cultural das camadas dominantes da população”.
2)Explique a afirmação: “Um bom falante é ‘poliglota’ em sua própria língua.” (3,0)
R- A afirmação que diz “um bom falante é um poliglota em sua própria língua”, está se referindo ao conhecimento e o domínio que um bom falante deve ter quanto as mais variadas formas de