Variação Linguística
(Universidade Federal de Alagoas)
Os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN é um documento que foi elaborado a partir de levantamentos feito nos currículos que orientam o trabalho dos professores de Língua Portuguesa, onde se viu a necessidade de mudar a abordagem do ensino respeitando as diversidades regionais, culturais e formar cidadãos capazes de exercer a cidadania e os direitos e deveres políticos e sociais.
A primeira parte do PCN é uma apresentação da área de Língua Portuguesa com um histórico do ensino e suas dificuldades por décadas, identificando assim os motivos das evasões, e a necessidade de uma abordagem diferente da usada nas décadas anteriores que seria o ensino da gramatica normativa e o uso de fragmentos de textos. O documento apresenta novas propostas como a utilização de textos, a produção dos mesmos, a seleção dos textos para cada faixa etária levando em consideração que o texto desperte questionamentos aos alunos e apresente também diversidades aos leitores. Tratam da formação de cidadãos leitores e questionadores, sobre as variáveis do ensino e aprendizagem, sobre a competência discursiva, as reflexões sobre a linguagem como uma atividade discursiva. A segunda parte do PCN é especifico para a Língua Portuguesa onde se faz necessário compreender a adolescência como um período de transformação da vida da criança para a preparação de uma vida adulta que é marcado por uma linguagem diferenciada conhecida como jargão, uma linguagem própria da adolescência que é comumente vista em televisões e em livros escritos para as séries em questão, onde o autor assume um ethos para ser aceito pelos leitores dos 3º e 4º ciclos.
O documento aponta ainda para as dificuldades que essa transição na voz, no corpo, no comportamento do adolescente traz para a vida escolar do mesmo, pois ele está construindo uma nova identidade e de uma autoimagem. Essa mudança interfere como já foi dito na linguagem ou