Variação linguística: questão da semântica
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: O REGIONALISMO E A QUESTÃO DA SUA SEMÂNTICA NA LOCUÇÃO RADIALÍSTICA
Monografia apresentada à Faculdade de Ponta Porã - FAP como requisito parcial à obtenção da Licenciatura do curso de Letras – Língua Portuguesa, Língua Espanhola e suas respectivas Literaturas.
Orientadora: Profª Mauren Vanessa. L. Souto
FACULDADE DE PONTA PORÃ – FAP
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO - ISE
PONTA PORÃ - 2011
Dedico este trabalho à minha família que sempre me apóia.
Agradeço ao Pai Celestial por ter me dado o dom da vida, à minha família e aos meus professores que me instruíram no decorrer de todo o curso.
“A variação linguística é uma das características universais das línguas naturais que convive com forças de estabilidade.”
Maria Cecília Mollica
RESUMO
Considerando que, na literatura linguística existem poucos estudos acerca da variação semântica, este trabalho apresentará algumas reflexões sobre os seus processos de ocorrência. Para tanto, definiu-se o conceito de sociolinguística, variação lingüística e seus pressupostos teóricos procurando estabelecer relações entre eles. Não se pode esquecer que durante o transcurso das pesquisas, as palavras mudam sua forma, sintaxe e significado e também vão se modificando com o passar dos anos, em decorrência de uma série de fatores sociais e culturais. Assim desenvolveu-se uma pesquisa de campo sobre algumas expressões utilizadas por locutores de rádio da cidade de Ponta Porã recorrentes não só em nossa língua, como também na Língua Portuguesa de Portugal. Com isso estabeleceu-se uma relação entre semântica e regionalismo através da comparação de seus contextos sintático-semânticos e observou-se uma grande influência de outras regiões do Brasil e da fronteira internacional que o município possui com o Paraguai.
Palavras-chave: Sociolinguística, Variação linguística, Semântica
RESUMEN
Mientras, en la literatura lingüística hay pocos estudios de la variación