Variação da Resistência com a Temperatura
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA – NOITE
TAREFA: RELATÓRIO PRÁTICO
VARIAÇÃO DA RESISTÊNCIA COM A TEMPERATURA
ALUNO: BRENO ELI LOPES PENA
BELO HORIZONTE
2014
OBJETIVOS Na maioria dos circuitos elétricos, parte da energia é perdida devido ao aquecimento. Vamos verificar, nesta experiência, como a resistência de um condutor varia com a temperatura, e determinar o coeficiente de temperatura da resistividade do metal. Outro objetivo desta experiência é o de conhecer e trabalhar com o circuito ponte.
INTRODUÇÃO Quando um campo elétrico é aplicado a um condutor, a energia é recebida pelos elétrons livres, os quais, através de um número muito grande de interações com a rede cristalina, transferem tal energia à rede. Como a energia cinética a nível molecular é macroscopicamente medida como a temperatura, o fenômeno do aquecimento que se pode constatar é a transferência de energia elétrica perdida no processo. Por outro lado, quando um condutor recebe calor externamente, ocorre transferência deste calor para a rede, gerando aumento na energia cinética a nível molecular. Em qualquer hipótese, ocorrendo aumento de agitação interna no material, haverá um crescimento de sua resistividade. Podemos escrever a lei que rege este fenômeno de duas formas:
onde: resistividade em resistividade em coeficiente de temperatura da resistividade do material resistência em resistência em variação de temperatura sofrida.
PROCEDIMENTO
a) Material utilizado: 01 resistor de fio de cobre 01 termômetro 01 béquer 01 aquecedor elétrico 01 resistor padrão (47W) 01 ponte de fio