Variaveis S Ries E Distribui O De Frequ Ncia
Todo fenômeno apresenta diversas variações, as quais devem ser analisadas sob diversos aspectos, de modo que possamos compreendê-los e agir sobre estes. Assim, a cada fenômeno corresponde um número de resultados possíveis:
Para o fenômeno “sexo” temos dois resultados possíveis: masculino e feminino;
Para o fenômeno “número de filhos” há um número de resultados possíveis expresso por números naturais: 0, 1, 2, 3, 4, 5, ... n;
Para o fenômeno estatura temos uma situação diferente, pois os resultados podem tomar um número infinito de valores numéricos dentro de um determinado intervalo.
Portanto, variável é o conjunto de todos os resultados possíveis de um fenômeno. São características que podem ser observadas ou medidas em cada elemento da população.
Ao realizar um estudo sobre a taxa de migração em determinada região, o problema básico que se coloca é definir quais variáveis irão participar do estudo. Nesse caso, podemos definir algumas variáveis: idade, sexo, escolaridade, renda salarial, entre outras.
A escolha do método de análise ou descrição dos dados depende do tipo de variável considerada. Uma variável pode ser qualitativa ou quantitativa.
Variável Qualitativa
São variáveis não-numéricas, ou seja, seus valores são expressos por atributos. Ex.: sexo, cor dos olhos, cor dos cabelos, escolaridade, etc.
Uma variável qualitativa pode ser qualitativa nominal ou qualitativa ordinal.
Variável Qualitativa Nominal: os valores são distribuídos em categorias nominais (atributos), sem qualquer ordem. Ex.: sexo, cor dos olhos, etc.
Variável Qualitativa Ordinal: os valores são distribuídos em categorias que obedecem certa ordem. Ex.: Classificação em um campeonato – 1º lugar, 2º lugar, 3º lugar, níveis de dureza, maciez.
Variável Quantitativa:
São variáveis numéricas, que resultam de uma contagem ou de uma mensuração, ou seja, são identificadas por números. Ex.: altura, peso, etc.
Uma variável quantitativa pode ser quantitativa contínua ou