variaveis basicas de negociação
Negociação é um tema muito amplo para ter um conceito pré-definido, porém existem algumas variáveis que tornam possíveis a realização desse conceito.
Devemos ter em mente que negociar envolve muito mais do que simplesmente tentar convencer uma pessoa ao que se quer para chegar a um objetivo final. Existe todo um processo por trás do ato de negociar e o que “da vida a esse processo” é o que chamamos de “variáveis básicas”, elas servem como uma “base estrutural” na elaboração de uma negociação, assim como o começo, meio e fim de uma redação, porém, essa estrutura não segue necessariamente uma ordem pré-estabelecida. Elas são subdivididas em tempo, poder e informação.
O tempo é a variável que lhe dá vantagem sobre a situação. Essa vantagem pode ser utilizada para obter informações sobre a negociação, lhe dando assim, uma oportunidade de poder; O poder se caracteriza por saber utilizar as informações que lhe são dadas, ou seja, através do conhecimento sobre o assunto você tem capacidade para contornar a situação apenas com uma boa conversa, sem a utilização de ameaças e força bruta, mas lembre-se, ter poder sobre a situação não te torna invencível, pois essa é uma variável mutável e se você não souber administrar o poder que tem de nada ele servirá para você; E por fim, a informação, tão quanto à comunicação, esse é um fator importantíssimo para uma boa negociação. Procurar manter-se informado transmite segurança na hora de negociar havendo, assim, uma maior chance de sucesso na negociação.