Variaveis basicas da negociação
Conforme a ATPS solicitada pelo Professor referente a técnicas de negociação, nosso grupo refletiu sobre abordagem sistêmica na negociação estudando e pesquisando em dois autores: o professor e administrador Rudnei Domingues e o consultor José Wanderley, os conceitos de negociação, assim visualizamos que cada autor tem seu ponto de vista sobre o assunto. Com isso, nós do grupo definimos o nosso próprio conceito sobre negociação.
Já na etapa seguinte do trabalho com o auxilio do PLT (Programa do Livro Texto), estudamos quais são as variáveis básicas da negociação e vimos que é de extrema importância para que possamos ter entradas, saídas e um bom relacionamento com o nosso negociador, tendo em vista um novo negócio. Por isso não podemos perder muito tempo numa negociação, nem deixar que o poder nos desfavoreça e com o auxilio da informação dos negociadores certamente ambos fecharam um ótimo negócio.
Iremos entender no desenvolvimento do trabalho o ponto de vista que nosso grupo definiu sobre cada tópico que foi estudado, assim fazendo com que o nosso conhecimento seja mais amplo, nos favorecendo na nossa formação acadêmica.
Negociação
O conceito de negociação do professor e administrador Rudnei Domingues, denomina-se desde um simples e breve diálogo com nosso colega de trabalho com o objetivo de alcançar um entendimento até um longo e complexo processo de conversão entre dois países envolvendo vários representantes de cada uma das partes.
Já para o consultor em liderança José Augusto Wanderley negociação é um processo de tomada decisão entre partes interdependentes que não compartilham preferências idênticas. É pela negociação que as partes decidem o que cada um deve dar e tomar em seu relacionamento.
Em consenso o grupo definiu que a melhor definição para negociação é um processo que envolve troca de mensagens entre as partes, portanto aplicam-se a ela conceitos da comunicação. E como o seu interesse é fazer com que sua mensagem esteja