Variados
Em todo o mundo ocidental, do qual fazemos parte, muitas pessoas desenvolvem práticas de origem indiana na sociedade, principalmente no mundo oriental. Hábitos de vida mais saudáveis, como a prática da ioga, a meditação e a alimentação equilibrada, o pacifismo, o vegetarianismo etc., são preceitos ligados àquela que é considerada a mais antiga religião organizada do mundo: o hinduísmo. Nos anos 1960, esses hábitos se popularizaram, principalmente através do movimento hippie, nos Estados Unidos e na Europa e depois em praticamente em todo o mundo ocidental.
ORIGEM, FUNDADOR E EXPANSÃO
A origem do Hinduísmo data de aproximadamente 1500 a.c, com o declínio da antiga civilização do vale do Indo, onde localiza-se o Rio Indo – nome referente a outra palavra de origem persa, hindu. Essa poderosa civilização pré-vêdica influenciou fortemente a estrutura do Hinduísmo que conhecemos hoje e mesclada com as tradições dos nômades invasores que entraram na Índia pelos Himalaias, os árias ou arianos (homens), formou-se a tradição que conhecemos hoje.
Entre as suas raízes está a religião védica da Idade do Ferro na Índia e, como tal, o hinduísmo é citado frequentemente como a "religião mais antiga", a "mais antiga tradição viva" ou a "mais antiga das principais tradições existentes". É formado por diferentes tradições e composto por diversos tipos, e não possui um fundador. Estes tipos, sub-tradições e denominações, quando somadas, fazem do hinduísmo a terceira maior religião, depois do cristianismo e do islamismo, com aproximadamente um bilhão de fiéis, dos quais cerca de 905 milhões vivem na Índia e no Nepal. Importantes minorias hindus existem em Bangladesh (11 milhões), Myanmar (7,1 milhões), Sri Lanka (2.5 milhões), Estados Unidos (2,5 milhões), Paquistão (4,3 milhões), África do Sul (1,2 milhões), Reino Unido (1,5 milhão), Malásia (1,1 milhão), Canadá (1 milhão), Ilhas Fiji (500 mil), Trinidad e Tobago (500 mil), Guiana (400 mil), Holanda (400 mil),