Variados de Histora
O local da guerra de Canudos foi o sertão da BAHIA no ano de 1896. O líder do movimento era Antonio Vicente Mendes Maciel, nascido em 1830 em Quixeramobim, no Ceará.
Antônio Vicente Mendes Maciel ficou conhecido pelo apelido de Antônio Conselheiro e morreu em Canudos durante a guerra em 1897.
O governo baiano aguardava o momento certo para invadir o "arraial", junto com o Governo federal iniciaram uma campanha militar contra Canudos. A religiosidade dos habitantes daquele povoado era classificada como crenças populares, ou seja, objetos e rezas,que protegiam contra mau olhado, feitiço e doenças graves,imagens milagrosas etc.
A propriedade privada não existia em Canudos, porque era organizado de forma comunitária.
Em Canudos todos deveriam trabalhar para o sustento do grupo e não havia apropriação individual da produção, porque não existia diferenciação de classe.
Canudos se tornou uma ameaça ao poder dos coronéis que perdiam mão-de-obra, e as exportações ficavam prejudicadas devido a organização econômica do arraial.
Guerra do Contestado
A Guerra do Contestado foi um conflito armado que ocorreu na região Sul do Brasil, entre outubro de 1912 e agosto de 1916. O conflito envolveu cerca de 20 mil camponeses que enfrentaram forças militares dos poderes federal e estadual. Ganhou o nome de Guerra do Contestado, pois os conflitos ocorrem numa área de disputa territorial entre os estados do Parará e Santa Catarina.
A estrada de ferro entre São Paulo e Rio Grande do Sul estava sendo construída por uma empresa norte-americana, com apoio dos coronéis (grandes proprietários rurais com força política) da região e do governo. Para a construção da estrada de ferro, milhares de família de camponeses perderam suas terras. Este fato, gerou muito desemprego entre os camponeses da região, que ficaram sem terras para trabalhar.
Outro motivo da revolta foi a compra de uma grande área da região por de um grupo de pessoas ligadas à empresa construtora