VARIA ES LINGU STICAS
“(...) a língua é viva, acompanha um povo ao longo dos tempos, expressando uma maneira de organizar o mundo em nomes e estruturas linguísticas, mudando e reinventando-se com as pessoas.”
(POLATO, 2007)
FUNDAMENTOS DA COMUNICAÇÃO:
LÍNGUA ORAL E LÍNGUA ESCRITA
A língua é um código que possibilita a comunicação. É um sistema de signos e de sons, de caráter abstrato, utilizado na fala.
A fala é um ato individual, regida pelo uso consensual que os falantes fazem dos elementos do sistema.
A linguagem utiliza-se da fala para transmitir pensamentos, exprimir desejos, sentimentos. Possibilita ao homem exprimir estados mentais.
LÍNGUA ORAL E LÍNGUA ESCRITA
A prática da língua se desenvolve em duas modalidades: oral e escrita.
E embora não sejam excludentes, elas se manifestam com certas características, e, por intermédio delas, podemos diferenciá-las.
LÍNGUA ORAL
Na linguagem oral há uma tendência a informalidade. Quem fala tende a ser espontâneo e há uma certa agilidade no raciocínio, fazendo com que não haja, muitas vezes, uma preocupação formal e estética no discurso.
a linguagem oral não privilegia o conteúdo e sim a informação. O discurso pode conter vícios de linguagem, repetição, erros (que não podem ser corrigidos), falta de vocabulário (empobrecimento da linguagem), etc.
A linguagem oral pode contar com ajuda da entonação da voz, fluência, gestos, pausas, expressão facial/corporal. É preciso que se estabeleça um contato direto entre as partes: alguém que fale e alguém que escute. LÍNGUA ESCRITA
A língua escrita é um sistema rígido e disciplinado. O texto priva por uma elaboração mais trabalhada, com conteúdo, forma, sentido e de acordo com suas regras. Há sempre preocupação com a excelência do texto, necessidade de revisão e correção.
Não há necessidade de contato direto com o leitor, porém há necessidade de coerência no texto, de continuidade, uma sequência de pensamento para que a mensagem seja clara,