Varejo e visual merchandising
Varejo é o termo usado para caracterizar as atividades de venda de produtos destinados aos consumidores finais, independente de como ou onde o produto é vendido. Qualquer organização que venda pequenos lotes de produtos é considerada varejista. Diferente do atacado há uma preocupação da parte dos varejistas com as promoções, o público alvo, propaganda, ambiente da loja, apresentação, estratégia de venda, atendimento, preço e localização. Essas decisões de marketing são de extrema importância para o comércio de varejo.
Para começar, é preciso definir o tipo de comércio varejista que se pretende abrir. São vários os tipos de varejo existentes, sendo eles: * Supermercados e hipermercados – Apesar de caracterizar-se por atender as necessidades de alimentação, higiene e limpeza da casa, os super e hipermercados possuem uma imensa variedade de produtos. Além dos produtos básicos, encontramos hoje também eletroeletrônicos, perfumaria, papelaria, vestuário e até serviços bancários, tudo para facilitar a vida e dar comodidade ao consumidor.
* Loja de especialidade – São lojas que possuem uma linha especifica de produtos ou produtos semelhantes, como perfumarias, joalherias, lojas de eletrodomésticos e eletrônicos, etc.
* Loja de departamento – São lojas que vendem acessórios femininos, masculinos e/ou infantil, acessórios pra casa, entre outros diversos produtos.
* Lojas de conveniência – São lojas relativamente pequenas, e estão presentes perto de residências ou em postos de gasolina. Possuem uma linha limitada de produtos, lanches e guloseimas. Ficam abertas por um horário prolongado durante todos os dias.
* Cooperativas – São o agrupamento de vários lojistas independentes. Cada lojista opera seu negocio, mas algumas decisões como compras, promoções e etc, são tomadas em grupos.
* Lojas de desconto – Possuem mercadorias variadas com preços reduzidos.
* Varejo não-lojista – São as várias formas de vender suas