VAP SOCIOLOGIA
1- Em decorrência da leitura do texto ¨O que é Educação?¨ de CARLOS RODRIGUES BRANDÃO, podemos afirmar que há diferentes espécies de educação em uma determinada sociedade. Se a sociedade é estratificada em castas sociais como acontece na Índia, a educação vai variar de uma casta para outra - a educação dos brâmanes (a casta superior) não é a dos sudras (a casta mais baixa). Na Grécia antiga, a educação dos senhores não era a mesma que a dos escravos. Da mesma forma, na Idade Média, o pajem (filho de nobres), era instruído em todos os segredos da cavalaria, e o vilão (habitante das vilas), ia para a escola da paróquia, onde aprendia parcas noções de cálculo, canto e gramática. Da mesma forma, ainda hoje notamos que:
I. A educação varia de acordo com as classes sociais e com as regiões;
II. A educação do operário não é a do burguês, a da cidade não é a do campo;
III. A educação deve ser exatamente a mesma para todos, fincada nos princípios da democracia.
Assinale a única alternativa correta;
A sua resposta : Estão corretas apenas a I e II.
Parabéns! Você acertou! A educação varia de acordo com as classes sociais e com as regiões e a educação do operário não é a do burguês, a da cidade não é a do campo;
2- Quando estudamos historicamente a forma pela qual se organizaram os sistemas educativos, percebemos que eles foram e são influenciados pela organização econômica e política, pela religião e pelo grau de desenvolvimento cultural de cada sociedade. Assim, podemos afirmar que:
I. Essa função diferenciadora, essa heterogeneidade da educação se manifesta de maneira mais evidente quando a própria diversidade de profissões acarreta uma diversidade pedagógica.
II.Cada profissão, cada função constitui um meio que reclama aptidões particulares e conhecimentos especiais.
III.E, como a criança deve ser preparada em vista da função que será chamada a executar, a educação não pode ser a mesma, desde certa idade, para todos os indivíduos.