Vantagens e Desvantagens SO 32 e 64 bits
Rodrigo Batista de Paula1, Fernando Correia da Silva2
São Caetano do Sul/São Paulo
2014
1. APRESENTAÇÃO DO TEMA
A grande maioria dos computadores atuais, possuem processadores capazes de processar instruções tanto em 32 bits como em 64 bits, da mesma forma que a maioria dos Sistemas Operacionais possuem versões compatíveis com as duas arquiteturas. A decisão sobre qual das arquiteturas utilizar pode até parecer inútil se utilizarmos a lógica simplista de “quantos mais bits, melhor”, entretanto nesta fase de transição entre as duas tecnologias, em que fatores como compatibilidade e preço ainda são capazes de influenciar na escolha final, a análise das vantagens e desvantagens entre qual versão utilizar é essencial para uma escolha eficiente.
4. JUSTIFICATIVA
A relevância do presente trabalho reside na importância de uma análise técnica sobre as vantagens de desvantagens na utilização da um Sistema Operacional de 64 bits em detrimento de um sistema de 32 bits. Trata-se de questão atual, presente no cotidiano dos profissionais da área e relevante, pois a escolha do sistema mais adequado resultará em ganhos de eficiência na utilização dos recursos computacionais pelo usuário.
5. INTRODUÇÂO
Com a predominância na fabricação dos processadores de 64 bits, a escolha por um Sistema Operacional da mesma arquitetura pode parecer natural, principalmente na área de tecnologia em que nos acostumamos a associar a melhora de performance com a sua evolução. Mas será que atualmente um Sistema Operacional de 64 bits será sempre mais eficiente que um sistema de 32 bits? Para responder esta questão, serão analisadas as vantagens e desvantagens de cada sistema. O estudo começa com a capacidade da utilização da memória, principal diferença entre os sistemas. A utilização de um S.O. de 64 bits em um processador de mesma arquitetura, certamente garantira um melhor