Vantagens e Desvantagens dos compósitos e Compósitos feitos com materiais reciclaveis
Com o aumento das tecnologias, houve uma exigência na combinação de propriedades incompatíveis de variados materiais, como a resistência mecânica e tenacidade, com isso teve novos materiais. Os compósitos são uma classe destes materiais que possuem diversas aplicações na indústria e são utilizados para melhorar a produtividade, abaixar os custos e oferecer diferentes propriedades aos materiais. Está aumentando cada vez mais a utilização desses materiais como substitutos dos materiais convencionais, até porque eles apresentam vantagens como: elevada rigidez e módulo específico, elevada resistência à corrosão e condutividade térmica, boa fluidez, estabilidade estrutural e fácil moldagem.
Faz-se referência a diferentes combinações de matriz/reforço em compósitos para diferentes aplicações industriais, bem como algumas das principais vantagens e desvantagens os compósitos.
Algumas combinações de reforços são altamente reativas a temperaturas elevadas. Exemplo: o compósito pode ser danificado durante a fabricação em altas temperaturas ou quando é submetido a temperaturas exageradas durante a sua aplicação. Geralmente, este problema é resolvido pela aplicação de um revestimento superficial de proteção ao reforço ou pela alteração da liga.
As matrizes metálicas apresentam algumas limitações devido ao fator temperatura. A maioria dos metais e ligas constituem boas matrizes embora existam poucas aplicações a baixas temperaturas. Apenas os metais leves com baixa densidade como o titânio, o alumínio e o magnésio apresentam propriedades relevantes para aplicações aeroespaciais. É, portanto neste campo que as matrizes metálicas e apresentam grande potencial.
O crescimento de compósitos de matriz cerâmica tem ficado abaixo de outros, principalmente devido às altas temperaturas envolvidas nas etapas da fabricação, sendo necessária a utilização de reforços que as suportem. Os principais tipos de compósitos de matriz