vantagens e desvantagens dos computadores
Primeiramente é necessário destacar que as idades de começo e fim das etapas são aproximações e não são fixas e como tal devemos conceder-lhes a devida margem de flexibilidade.
Quando falamos em sexo, precisamos situar o contexto que estamos usando como referência. Actualmente, há um bombardeio de ‘concepções’ e ‘teorias’ sobre sexo, completamente opostas ao ideal aqui proposto, causando confusão e influenciando a juventude desprevenida de reflexão e de valores próprios.
Etapas do amadurecimento psicossexual
O amadurecimento sexual se processa em etapas, sendo importante que os pais conheçam o processo e vigiem para que seu filho não estacione em etapas inferiores à maturidade e, até possibilitem o desenvolvimento psicológico emocional e sexual deles para chegarem ao amor humano heterossexual que os faz adultos.
O amadurecimento sexual se processa em etapas: impulso sexual, instinto sexual, tendência sexual – que marcam os degraus do caminho para uma síntese feliz da sexualidade e do erótico – e o amor.
No início, é uma sexualidade amorfa, que ainda não foi integrada, é um mero impulso sexual ainda sem meta, que encerra apenas uma descarga (desintumescência) do estado de tensão mediante contrectação (de acordo com A. Moll) com qualquer indivíduo do sexo oposto.
Do impulso ainda sem meta nasce o instinto sexual que já se dirige a uma meta instintiva não específica (de tipo genital-sexual) e, progressivamente, o instinto sexual endereça-se a determinado ser humano, representante do sexo oposto.
O instinto que era endereçado apenas a uma meta instintiva de um ser humano, começa a ter direção, intencionalidade, através da atração física, convertendo-se em tendência sexual que visa a uma pessoa especificamente: a pessoa amada. Então, torna-se uma expressão da personalidade.
A tendência erótica dá intencionalidade ao instinto sexual, realizando a integração, e proporciona uma satisfação bem mais verdadeira do que