Vantagens e desvantagens do recrutamento interno e externo nas grandes organizações do Rio de Janeiro
1.1 Vantagens e desvantagens do recrutamento interno e externo nas grandes organizações do Rio de Janeiro
1.2 Contextualização Cem por cento das empresas hoje necessitam de pessoas para executar as habilidades que a mantém. Por isso para que as organizações consigam agregar novas pessoas e manter a satisfação do colaborador na organização é necessário que ela faça um recrutamento, seja ele interno, externo ou misto.
Momentos de crise, de desemprego crescente, com redução no faturamento das empresas e insegurança generalizada obrigam os executivos a repensar suas ações e tomar medidas imediatas para a correção de rotas. Afinal, em tempos de turbulência, muitos aproveitam para promover mudanças e gerar novas oportunidades no mundo dos negócios.
Contudo, os riscos aumentam e a passividade, a falta de percepção das tendências e a eventual adoção de medidas equivocadas podem levar muitas empresas para o buraco. Nessas horas, o primeiro ponto a ser atacado pelas empresas refere-se aos seus recursos humanos. A necessidade de reduzir custos conduz a empresa a pensar na dispensa de alguns funcionários e na substituição de outros para garantir sua preservação e competitividade.
Há que se considerar, ainda, o fator tempo. Em muitos casos, ante a urgência na contratação de pessoal, a maioria opta por processos simples e pouco científico, deixando para o departamento de recrutamento e seleção a incumbência de admitir e pôr para trabalhar um novo empregado, no menor prazo possível. Desse modo, a possibilidade de se contratar um "alguém" inadequado para a função e descompromissado com a empresa será enorme, descaracterizando as razões da Empresa com tais características, em todos os níveis da empresa, podem ser melhor identificados a partir de uma seleção técnica, planejada e conduzida por profissionais especializados. Evitando-se a substituição de empregados eliminando gastos inúteis numa hora em que a empresa pretende reduzir despesas.