Vantagens e desvantagens da tranposição do rio são francisco
Geração de Emprego: Geração de cinco mil empregos durante a construção da obra (quatro anos), sobretudo nas cidades onde serão implantados os canteiros de obras. Entretanto, ao término das obras, não haverá um impacto significativo em termos de geração de empregos.
Aumento a renda e o comércio das regiões atingidas: Durante a obra, haverá grande incremento no comércio e renda nas cidades que abrigarão os canteiros de obra. A longo prazo, a elevação do emprego e renda virão da agricultura irrigada e da indústria que serão conseqüência da transposição.
Abastecimento rural com água de boa qualidade: O projeto prevê a construção de chafarizes públicos em 400 localidades urbanas do sertão inseridas na região do projeto que não possuem sistema de abastecimento adequado.
A qualidade da água: dos rios e açudes das regiões receptoras será beneficiada com as águas do São Francisco.
- Abastecimento de até 12,4 milhões de pessoas das cidades, através de sistemas de abastecimento urbano já implantados, em implantação ou em planejamento pelas autoridades locais.
- Aumento da água disponível e diminuição da perda devido aos reservatórios.
DESVANTAGENS
Perda do emprego: da população nas regiões desapropriadas e dos trabalhadores ao término das obras. Ao término da obra, a dispensa de trabalhadores podem ser focos de conflito.
Modificação nos ecossistemas dos rios da região receptora: alterando a população de plantas e animais aquáticos. A criação de ambientes aquáticos distintos dos existentes, a alteração dos volumes de água nos rios receptores promoverá uma seleção das espécies. Peixes e outros organismos aquáticos são importantes na reconstrução da história biogeográfica das bacias hidrográficas. A alteração dos ecossistemas pode impactar no conhecimento da história da região.
Risco de redução da biodiversidade: das comunidades biológicas aquáticas nativas nas bacias receptoras. A seleção