vantagens e desvantagens da Copa do Mundo no Brasil
Apesar dos altos valores, a Copa do Mundo será uma chance para alavancar o Brasil, segundo a visão do prof. David Penof, dos cursos de Administração e Engenharia do Instituto Mauá de Tecnologia. Para ele, a Copa trouxe ao Brasil algo que nenhum outro evento poderia trazer: a explosão da construção civil. “A construção e melhoria de hotéis, estádios e acessos são os grandes benefícios da Copa, pois criam empregos e, consequentemente, geram renda, consumo e melhora da economia do país”, afirma.
A Copa do Mundo trará turismo e impulso a setores da iniciativa privada, importantes para a economia do País
Além desses pontos, o evento também promoverá melhorias nos aeroportos e em tecnologias de diferentes áreas e, ainda, o crescimento cultural, principalmente daqueles que passarão por treinamentos para trabalhar na Copa do Mundo. O Prof. Penof ainda ressalta que o evento pode servir como oportunidade de negócio para o Brasil, pois movimenta o turismo, expõe o País e impulsiona setores da iniciativa privada, como o comércio.
Por outro lado, alguns desses benefícios serão temporários. “Após a Copa, o Brasil decairá no ritmo de emprego e da construção civil, pois não acontecerão eventos do mesmo porte em sequência”, diz prof. Penof. Ainda segundo ele, um ponto negativo a se destacar é que os gastos para a preparação do evento foram superiores aos planejados.
O professor sugere ações para amenizar o impacto: “Com o intuito de manter o ritmo, o Brasil poderia realizar outros tipos de investimentos que